03/03/2015

E-mail falso em nome do Itaú
sobre atualização do Guardião


Hoje no período da tarde recebi um e-mail FALSO em nome do Itaú, com o assunto "Guardião - Banco Itaú" e dizendo que o aplicativo de segurança do banco havia recebido uma atualização que serviria para corrigir possíveis falhas de segurança. Veja abaixo o e-mail falso.

É importante lembrar que os bancos NÃO enviam solicitações para atualização de seu aplicativos em hipótese alguma, muito menos pedem para baixar algo.
Para identificar um e-mail falso de banco basta prestar atenção na mensagem e notar alguns erros simples. Nesta mensagem que recebi, por exemplo, não tem o logo do banco Itaú em local algum, muito suspeito. Se você ler o texto atentamente também vai notar diversos erros de português, na primeira linha mesmo você já pode notar vários deles e isso é imperdoável para qualquer empresa que se prese. E por ultimo, preste atenção no e-mail do remetente, quando um e-mail é enviado diretamente pelo banco sempre terá o domínio do banco, por exemplo "@itau.com.br" ou "@informativo.itau.com.br" entre outros. Curiosamente, nesta mensagem o remetente estava como "eu" e o endereço de e-mail era o meu, como se eu tivesse enviado o e-mail para eu mesmo.

Resumindo, se você receber esta ou qualquer outra mensagem em nome do Itaú dizendo para atualizar o Guardião, simplesmente delete da sua caixa de entrada e avise seus amigos.

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