28/02/2015

Desinstalação fácil de aplicativos
utilizando IObit Unistaller


É normal que ao decorrer do uso de um computador acumule-se inúmeros aplicativos desnecessários, e isso geralmente impacta em dois problemas sérios para o Windows. O primeiro vem daqueles aplicativos que adicionam vários processos ao sistema, deixando a inicialização e o uso geral extremamente lento. Muitos desses programas podem ser essenciais para o nosso dia-a-dia, como o Office e o Antivírus, mas outros estão lá apenas para deixar o seu computador mais lento se você o utiliza poucas vezes ou nunca utiliza. Quanto ao outro problema, vem justamente da desinstalação desses aplicativos... Calma, ficou confuso? Pode deixar que eu explico!



Se você leu o tutorial "Limpeza e otimização do computador utilizando o Glary Utilities 5" deve ter aprendido que mesmo apagando arquivos do HD ainda restam as sobras escondidas no registro e em outros cantos do Windows. Bem, com a desinstalação de um aplicativos é quase a mesma coisa, na verdade pior, pois sempre ficam milhares de sobras espalhadas em todos os cantos (Até mesmo processos de sistema rodando) e nem sempre soluções de terceiros como o Glary Utilities e CCleaner são capazes de remove-las completamente. É aqui onde o IObit Uninstaller entra em ação, pois ele tem como principal característica monitorar a desinstalação dos aplicativos e remover todas as sobras deixadas para trás.

Você pode obter o IObit Uninstaller clicando aqui, o download não deve demorar muito pois o aplicativo possui apenas 15MB. Ao terminar de baixar execute o arquivo e siga com a instalação conforme a imagem abaixo.


Agora com o IObit Uninstaller devidamente instalado em seu computador, execute-o. Ele esta totalmente traduzido para o idioma português, então seu uso é extremamente fácil e amigável. Para iniciar uma desinstalação, basta você clicar na guia "Programas" e selecionar o que você deseja remover do sistema na lista abaixo, clicando em seguida no botão "Desinstalar". Geralmente o processo de desinstalação é feito automaticamente (Caso esteja escrito "Desinstalar Rápido"), mas em alguns casos você terá de interagir com o desinstalador nativo do aplicativo que você quer se desfazer, nada complicado, apenas o padrão. (Veja as imagens abaixo)

Ao final de toda desinstação o IObit Uninstaller mostrara uma opção chamada "Escaneamento Poderoso", sempre mantenha ela marcada.


Ao terminar o escaneamento ele mostrara uma janela contendo os locais das sobras, você pode selecionar todas as opções e depois apenas clicar em "Excluir", conforme a imagem abaixo.


Você pode utilizar o IObit Uninstaller sempre que quiser desinstalar um aplicativo indesejado, substituindo assim o desinstalador nativo do Windows.
ATENÇÃO, faça os procedimentos acima apenas com os aplicativos que você sabe do que se trata, ou seja, com os seus próprios aplicativos ou aqueles incômodos como toolbars e que você sabe para o que serve. NUNCA desinstale um aplicativo sem saber para o que ele serve ou se possuí a dependência de outro aplicativo, pois com o descuido você pode, por exemplo, apagar uma atualização do Windows onde todo o sistema pode ficar vulnerável a alguma ameaça de vírus ou comprometer a estabilidade.

Sabendo utilizar estes tipos de ferramenta seu Windows funcionará bem por muito tempo e sem lentidões decorridas do excesso de aplicativos inúteis. Continue acompanhando o TechVida para mais dicas como esta! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário