Já não é de hoje que eu vejo muitos usuários reclamando em fóruns e sites sobre os problemas do Windows 10 Mobile após a atualização vinda do Windows Phone 8, alguns desses usuários até preferem voltar para a versão antiga do sistema por conta dos inúmeros bugs. Para a nossa felicidade isso tem solução e eu vou mostrar aqui como melhorar a performance geral do seu smartphone em um breve tutorial.
Pode parecer uma desculpa clichê do tipo que todos esses técnicos formatadores de PC que não sabem resolver nada sempre recomendam, mas aqui infelizmente para resolver os problemas de qualquer Lumia atual (ou qualquer outro smartphone com Windows 10) que ficaram com muitos bugs após a atualização, é voltar para os padrões originais de fabrica e apagar todas as configurações antigas. Você deve estar se perguntando agora “Mas porque?”. Bom, o que muitos usuários não entendem é que o Windows 10 é um sistema novo e não apenas um update qualquer do Windows 8, por este motivo ao fazer o backup e tentar portar todos os seus aplicativos, bem como as configurações antigas do sistema, é normal aparecer muitos bugs e incompatibilidade. Isso também ocorreu com o PCs e notebooks que receberam a atualização gratuita do Windows 10.
Eu como já sou usuário de um Lumia 640 a bastante tempo e utilizo o Windows 10 Mobile desde o Insider Preview, desenvolvi o meu próprio método para resetar o aparelho e me livrar desses problemas, contanto que o tutorial abaixo seja executado sem pular nenhum passo!
- FAÇA BACKUP DE SEUS ARQUIVOS
Antes de começar esse tutorial, você precisa fazer uma cópia de todo o conteúdo do seu SD Card, pois vamos formatar ele. Retire todo o conteúdo como fotos, vídeos, músicas, histórico do WhatsApp e deixe uma cópia segura em seu computador ou notebook. Repita o mesmo processo para a memória interna do aparelho, caso hajam arquivos pessoais também.
- FORMATE O SD CARD
Agora que você já fez a cópia de seus arquivos localizados no SD Card, vamos formatar ele pelo próprio aparelho. Com o seu smartphone em mãos acesse o menu de aplicativos e selecione “Armazenamento > SD Card (D:) > Formatar”.
Ele exibira uma mensagem alertando sobre a perda de todos os dados do cartão de memória (lembre-se de fazer uma cópia dos seus arquivos), apenas confirme a solicitação e espere ele terminar o procedimento.
Ao termino da formatação será exibida uma mensagem, perguntando se você deseja que todos os arquivos futuros do Windows sejam movidos para o cartão. Selecione a opção “Não”.
- REMOVA O SD CARD
Agora que você já tem o seu SD Card formatado, ainda em Armazenamento selecione a opção “Remover” e retire o cartão de memória de seu aparelho.
- RESTAURE OS PADRÕES DE FABRICA
Após completar as tarefas acima, chegou a hora de restaurar os padrões de fábrica de seu aparelho. Você poderá seguir esse procedimento de duas formas diferentes, então leia atentamente as instruções abaixo:
Certifique-se de que seu aparelho esteja com a bateria totalmente carregada, esse processo pode demorar de 10 a 30 minutos dependendo de quantos apps, jogos e outras configurações tinham em seu aparelho!
Se o seu aparelho apresentar erros de sistema e estiver reiniciando e travando aleatoriamente, é aconselhável fazer essa restauração utilizando o Windows Device Recovery Tool. O aparelho voltará provavelmente para o Windows 8 e você terá que atualizar ele novamente para o Windows 10 usando o Upgrade Advisor. Para fazer a atualização através do programa é bem simples, basta fazer o download, instalar no seu computador e seguir as instruções na tela.
Você pode efetuar o reset pelo próprio aparelho, esse método é o mais aconselhável para problemas de lentidão e bugs aleatórios em aplicativos. Para prosseguir com esta opção acesse “Configurações > Sistema > Sobre > Restaurar configurações de fábrica”. (Veja a imagem abaixo)
Em seguida será exibido um aviso alertando que todos os seus arquivos e configurações serão apagados durante o processo, selecione “Sim, tenho certeza” e aguarde até o final do procedimento. O processo de restauração pode demorar de 5 a 30 minutos (ou mais), então tenha paciência e aguarde até o final sem mexer no aparelho ou tocar na tela, a menos que seja solicitado. Eu aconselho também a manter o carregador conectado ao aparelho, apenas por precaução.
- ATUALIZE OS APPS DO SISTEMA
Após o término da reinstalação do sistema (não insira o SD Card ainda), faça a configuração básica do Windows e quando for dada a opção de restaurar seu backup em nuvem, ignore e não restaure nada.
O motivo para não optarmos em recuperar o backup antigo, é para ter certeza de que esta é uma restauração 100% limpa e sem restos de configurações antigas, lembre-se disso!
Com o seu Windows finalmente livre para mexer, abra o Market, toque no botão “Procurar atualizações” e atualize todos os aplicativos nativos do sistema. Não instale nenhum app pessoal ainda, deixe o sistema atualizar tudo o que precisa ser atualizado antes, reinicie o aparelho quantas vezes for necessário, abra a Loja e cheque por novas atualizações novamente. Repita o procedimento até que não haja mais nada a ser instalado. Isso pode ser uma tarefa chata e demorar um pouco, mas é o ideal para eliminar a chance de bugs no sistema.
- INSTALE SEUS APLICATIVOS
Antes de qualquer coisa, não coloque o seu cartão SD ainda!
Se o seu aparelho possuí ao menos 8GB de memória interna, uma das principais dicas para turbinar o seu Windows 10 Mobile é deixar os aplicativos que você mais usa na memória interna, pois a mesma é muito mais rápida para ser acessada pelo sistema e isso vai evitar que lentidões aleatórias aconteçam com frequência. Levando essa dica em consideração, instale os aplicativos mais utilizados, tais como o Facebook, Messenger, WhatsApp, Twitter, YouTube, entre outros diretamente na memória.
Se você usar um cartão de memória Class 10, com leitura e gravação rápida, então não há problemas em instalar esses aplicativos no mesmo.
Se você usar um cartão de memória Class 10, com leitura e gravação rápida, então não há problemas em instalar esses aplicativos no mesmo.
- INSERINDO O SD CARD
Após a instalação de todos os seus programas e de ter feito todas as configurações necessárias, agora finalmente você poderá inserir o seu SD Card e terminar de instalar outros apps menos importantes, como jogos e utilitários diversos do Market.
Seguindo as dicas acima o seu aparelho deve funcionar corretamente e deixar de apresentar bugs e lentidões. Isso funcionou para muitos usuários quando fiz a recomendação, mas eu não posso garantir que sempre vá resolver todos os problemas, é possível que uma nova atualização do sistema venha futuramente (Como o update de aniversário, no dia 2 de Agosto) e muitos problemas voltem a acontecer… Porém, esperemos que não aconteça! =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário