16/10/2016

AVware Internet Security - O antivírus brasileiro

O AVware é um antivírus 100% nacional desenvolvido pela BluePex, uma empresa de Segurança e Controle da Informação que possui, como uma de suas principais parcerias, o Exército Brasileiro.

Apesar de ser pouco conhecido, o AVware já provou do que é capaz, conquistando o Selo VB100 com 93,6% e 82,3% das ameaças neutralizadas, em 2014 e 2015 respectivamente.

Acompanhem agora minhas primeiras impressões sobre o AVware Internet Security.


  • APARÊNCIA E FUNCIONALIDADES

Começando pela aparência, o AVware possui uma interface de usuário bem minimalista, porém muito organizada e amigável, algo que eu julgo muito importante em um antivírus. As principais opções de configuração ficam separadas em cinco categorias e, diferente de outros antivírus como o McAfee e Avast, o AVware não esconde suas funções, tornando muito fácil, por exemplo, a restauração de um arquivo excluído como falso positivo.

Vejam abaixo algumas imagens da interface principal do AVware Internet Security:




Dentre suas principais características, podemos destacar:

  • Capacidade de configurar até três níveis de segurança diferente: Recomendado, Avançado e Paranoico.
  • Escaneamento por Rootkits que se camuflam no sistema e escondem processos ou programas que tem como objetivo roubar dados do usuário.
  • Um sistema de proteção para todos os navegadores, diminuindo a chance de infecção provido por sites nocivos.
  • Bloqueio de ameaças providas de pendrives e outras mídias removíveis.
  • Função de apagar arquivos do computador sem deixar vestígios, utilizando o “Picotador de arquivos”.

  • EFICIÊNCIA E PROTEÇÃO

Em meus testes preliminares para medir o nível de eficiência do AVware, ele não deixou muito a desejar comparado a seus principais concorrentes internacionais e se saiu muito bem em todas as principais categorias, inclusive se destacando em algumas outras, como a rapidez em detectar o malware e o bloqueio de páginas nocivas a segurança sem a necessidade de instalar extensões nos navegadores.

Como eu não disponho de um computador dedicado para testes com antivírus e nem possuo uma metodologia profissional como o AV-Test e Virus Bulletin órgãos não governamentais que certificam os principais softwares de segurança do mercado — eu precisei criar a minha própria base de testes improvisada. Utilizando uma máquina virtual com Windows 10 Home, eu naveguei durante muitos dias e consegui encontrar diversos tipos de malwares tanto em páginas brasileiras quanto estrangeiras. Depois de reunir 30 tipos diferentes de infecções, sendo a maioria do tipo adware, eu fiz um clone do sistema operacional e dei inicio aos testes.
Para fazer esta análise mais fiel possível eu utilizei a metodologia da PCMag, dividindo o teste em três etapas: Primeiro eu fiz a tentativa de instalar os executáveis infectados e medir a eficacia no bloqueio dos malwares. Depois eu infectei o computador e instalei o antivírus em seguida, para ver a reação do mesmo após a infecção. Por último eu realizei a tentativa de infecção diretamente pelas páginas de internet utilizando os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox e o recente Microsoft Edge.

Dando início a primeira fase do teste, em todas as minhas tentativas de infectar o computador o AVware bloqueou e exclui imediatamente os executáveis nocivos, nem ao menos deixando executá-los. No total foram 30 tentativas de infeções e todas elas foram barradas pelo antivírus, deixando uma boa impressão sobre o motor de detecção, principalmente porque a exclusão era feita de modo muito rápida e sem aquela incomoda pergunta de alguns antivírus concorrentes: “Um arquivo infectado foi encontrado, o que deseja fazer?”. Todas as exclusões foram feitas automaticamente. Mesmo desativando o antivírus para conseguir passar os arquivos infectados para o computador, ao iniciar o antivírus e entrar nas respectivas pastas as exclusões dos malwares eram feitas imediatamente. Foi um resultado extremamente satisfatório.

Na segunda fase do teste, revertendo o cenário e instalando o AVware após o PC já estar infectado, durante o escaneamento rápido ele identificou e excluiu pouco mais de 30 arquivos infectados. Refazendo a análise novamente, mas desta vez utilizando o escaneamento completo, ele foi capaz de identificar mais problemas e deletou tanto as infecções nas pastas do sistema quanto em outros lugares não escaneadas no modo rápido, totalizando 56 exclusões. Um desempenho muito expressivo e positivo para um antivírus pouco conhecido tanto no Brasil como em outros lugares do mundo.


Depois de comprovar a eficacia do escaneamento, era chegada a hora de testar o nível de segurança do AVware durante a navegação com os browsers. Eu acessei diversas páginas de downloads falsos, inúmeros sites de torrent que direcionavam para downloads de executáveis nocivos, encontrei páginas que forçavam a instalação de extensões no Chrome e muito mais. Felizmente, mais uma vez, o antivírus brasileiro foi capaz de manter o computador seguro e não só bloqueou downloads de malwares, como também links para páginas de propagandas falsas do Google Ads e outros serviços. Mais um excelente resultado e que superou inclusive os outros antivírus que testei, talvez por ser uma solução nacional e já ter uma base maior das ameaças regionais.


  • DESEMPENHO

Analisando o desempenho do AVware e comparando com seus concorrentes internacionais, houve um impacto entre “mínimo” e “médio” na performance do Windows. O desempenho no Windows 8.1 foi excelente, o consumo de memória RAM aumentou em cerca de 45MB e 70MB, dentro do padrão para a maioria das proteções completas no mercado. Já no Windows 10 eu senti o desempenho do sistema cair um pouco durante os primeiros minutos após a inicialização, demorando um pouco mais para carregar os processos e aumentando o consumo entre 70MB e 170MB, caindo gradativamente para os mesmos 70MB depois de um período de 10 a 30 minutos.

Apesar do maior consumo na memória RAM utilizando o Windows 10 Home, o impacto rodando jogos ou programas do dia a dia foi mínimo, quase imperceptível, ao menos em meus testes.

  • PROBLEMAS ENCONTRADOS

Eu testei o AVware por aproximadamente 20 dias antes de publicar esta análise em meu blog, e durante todos esses dias eu não encontrei nenhum problema com relação ao software ou incompatibilidades com o sistema operacional Windows 10. O maior incomodo que enfrentei no AVware foi com a Proteção da Internet que, apesar de ter um sistema muito eficiente de bloqueio, ainda precisa melhorar em alguns aspectos com relação a identificação das páginas. A proteção dos browsers é boa, bloqueia e protege contra muitas páginas nocivas, porém a proteção as vezes interfere na forma como algumas páginas são carregadas e podem abrir cheias de problemas, o que faz parecer um problema no navegador e não uma interferência do antivírus.

Esse problema com o filtro prejudicou o meu cliente “Steam” (Uma plataforma de jogos), onde ele bloqueou boa parte do layout da loja e eu não sei exatamente por qual motivo. Outros problemas que encontrei foram em alguns links autênticos do facebook que levavam para o Jornal R7, onde a mesma era bloqueada sem motivos aparentes. Paginas como Americanas e Submarino também foram afetadas pelo AVware e as mesmas abriram desfiguradas. Vejam as imagens abaixo.



Mas com exceção desses problemas, tudo funcionou muito bem. Entrando no menu "Proteção" e em seguida na guia "Proteção da Internet", é possível através do "Histórico de Bloqueio" adicionar essas páginas a lista de domínios liberados.

  • SUPORTE TÉCNICO

Uma das maiores vantagens de se adquirir produtos brasileiros, teoricamente, seria ter um suporte técnico local e de qualidade. Todo mundo sabe que isso é uma raridade por aqui, mesmo em empresas internacionais.

Felizmente, este não foi um problema que encontrei com o AVware e durante esse período de testes eu enviei diversos e-mails com dúvidas que foram, dentro do prazo de 48 horas, respondidos por e-mail.

Um das funções que mais gostei no AVware é o envio de arquivos para analise em laboratório direto pelo software, assim eles podem analisar um programa que você possa estar desconfiado e retornam um e-mail dizendo se existe de fato uma ameaça ou não. No teste que fiz eu mandei um programa detectado como falso positivo, e eles retornaram o e-mail explicando porque o mesmo era detectado como sendo um malware.

  • CONSIDERAÇÕES FINAIS

O AVware foi uma grata surpresa para mim, afinal, nada melhor do que uma empresa focada em segurança e que conheça o mercado nacional para nos proteger das ameaças que rondam as páginas do Facebook, caixas de e-mail e pendrives diariamente.

Eu testei o AVware por um curto período de tempo, encontrei alguns problemas (citados anteriormente), mas no geral o software da BluePex me surpreendeu e agradou. Ainda é muito cedo para eu dizer que o AVware é uma compra 100% recomendada e que ele é melhor ou igual a proteções já consolidadas a mais de 20 anos, mas se continuar evoluindo do jeito que esta hoje é capaz que em um curto período ele tenha força para encarar o mercado mundial.

Eu pretendo comprar este antivírus em breve e acompanhar a evolução durante um ano, e quando eu conhece-lo da mesma forma que o Panda Antivírus, Kaspersky e BitDefender (softwares que eu já conheço a muitos anos, já utilizei e recomendo) eu posso fazer uma analise bem completa e recomenda-lo.

Para quem deseja mais informações sobre o AVware, podem encontra-las diretamente na página oficial. Se houver o interesse em adquirir o produto pode fazê-lo diretamente pela loja online da BluePex no valor de R$ 89,00. É possível encontra-lo na loja online da Kabum também, por R$ 28,90 com 10% de desconto ou em até 10x sem juros no cartão.

Por hora, estas foram minhas primeiras impressões sobre o AVware Internet Security. Se tiverem alguma dúvida, estou a disposição para responde-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário