18/05/2015

Análise: Toren

E ele se chama Toren... O primeiro grande jogo nacional feito para um mundo além do Brasil, ou pelo menos é assim que eu vejo este belo titulo da Sword Tales. Eu já vinha acompanhando o desenvolvimento e aguardando o lançamento deste jogo desde 2013 e fiquei muito feliz quando em um dia tranquilo eu abri o Steam e achei o jogo em pré-venda… Não pensei duas vezes e adquiri antes do lançamento!


HISTÓRIA

A história de Toren é do tipo interpretativa, ou seja, você tem um enredo básico, uma introdução onde diz que você (A garotinha, chamada Moonchild ou "Criança da Lua") é destinada a subir a torre (Chama de Toren, de onde provem o nome do jogo) e quebrar uma maldição antiga. Deste ponto em diante é tudo sua interpretação, você vai passar por diversas situações e trilhara o seu próprio caminho até o desenrolar da trama.


Apesar da bela história os desenvolvedores pecaram pela pouca duração do jogo, tudo é muito linear e não possui muitos objetivos secundários a se fazer além de seguir a história do começo ao fim. Mas isso não chega a ser um problema, eu encaixaria Toren no mesmo gênero dos ótimos e consagrados To The Moon e Gone Home, onde você segue uma história linear e sem muitos objetivos secundários.


GAMEPLAY

Como dito anteriormente, Toren é um jogo muito curto e pode ser terminado em pouco mais de 1 ou 2 horas e isso é um dos seus maiores problemas. O jogo não possui muitos desafios, os momentos de batalhas são poucos e os puzzles que aparecem no decorrer da aventura são extremamente fáceis de completar, tornando assim o jogo não muito atrativo para a maioria dos Gamers hardcores que procuram por desafio. Confesso que para um jogo que ficou em desenvolvimento por um período de quatro anos eu esperava bem mais “entretenimento”, no mínimo 4 ou 8 horas de jogatina com objetivos secundários. Porém se de um lado nós temos esse ponto negativo com a duração do jogo, por outro nós temos um jogo MUITO bem trabalhado em história, enredo e principalmente na arte (Que entrarei em detalhes mais tarde nesta analise). Toren não é o tipo de jogo repetitivo, daqueles em que a maioria dos Gamers estão acostumados, onde toda a trama e o enredo são entregues de bandeja e você passa de mundo em mundo resolvendo alguns puzzles e matando milhares de inimigos com a ajuda de um exercito inteiro de um homem só (Like a God of War). Não, em Toren cada situação que você passa é um momento único e sem aquela enrolação típica que a maioria dos jogos tem para aumentar o tempo de jogo, Toren pode ter uma curta duração, mas ao menos o tempo foi bem aproveitado e isso acaba compensando as 2 horas de campanha.

Agora falando um pouco sobre os controles do jogo, Toren possui uma jogabilidade bem satisfatória. Se você pretende jogar com um controle (de X360 no PC) utilizara basicamente os botões A, X e Y além do controle analógico direito para controlar a câmera, o analógico esquerdo para controlar a personagem e obviamente o botão Start que dispensa apresentações. Eu não joguei no teclado + mouse, então prefiro não expressar minha opinião.

A maior parte dos problemas com a jogabilidade em Toren gira em torno da interação da personagem com o ambiente, onde a execução de um pulo de um lado para outro numa pequena ponte ou buraco é algo que pode nos fazer arrancar os cabelos no inicio do jogo, com o comando não funcionando adequadamente e você terminando pendurado diversas vezes. Também é muito comum ficarmos preso em obstáculos invisíveis, onde você esta correndo em determinando momento e fica preso a algo (Como um degrau de escada ou relevo no chão) e precisa dar a volta ou pular para conseguir passar por seja lá o que for que esta impedindo o seu progresso. Embora o jogo tenha seus pequenos bugs com a movimentação da personagem, nada disso chega a atrapalhar ou impedir o progresso no jogo e você acaba superando esse obstáculo facilmente após alguns minutos de jogo.


ÁUDIO

Este é a melhor parte em Toren, a trilha sonora. Talvez alguns efeitos do ambiente pudessem ser um pouco mais nítidos, sim, mas o que importa mais no caso deste jogo é a música e imersão que a mesma proporciona durante a aventura. Eu posso dizer que a trilha sonora é linda e encaixa muito bem em cada situação que enfrentamos no decorrer do jogo, não temos nada de Olodum e Carnaval aqui (Típico de qualquer coisa que venha do Brasil), muito pelo contrario, temos apenas lindas melodias que parecem ter saídos de jogos épicos e clássicos antigos como Final Fantasy.



Se você possui um dinheiro extra, comprar a versão Plus (Que custa um pouco mais de R$ 23,00) com o adicional da trilha sonora pode cair bem, principalmente se você é fã de trilhas sonoras de games.


VISUAL

Apenas a titulo de informação, Toren foi desenvolvido com a engine gráfica Unity, uma simples ferramenta que hoje é utilizada para muitos jogos indies de baixo orçamento e principalmente para jogos de smartphone e tablet. Posso afirmar aqui que a qualidade do titulo se equipara a muitas outras produções indies de respeito, talvez não se compare com a qualidade de Trine 2, mas certamente o visual de Toren é surreal e impressiona muito.




Se os desenvolvedores conseguiram fazer tudo o que vocês podem ver nas imagens acima usando apenas o Unity, fico aqui imaginando como teria sido o desenvolvimento desse jogo com uma ferramenta do patamar da Unreal Engine… ou sei lá, quem sabe uma Frostbite ou CryEngine? =)



O trabalho com a arte no jogo foi muito bem cuidada durante esses quatro anos em desenvolvimento e talvez seja outro ponto forte em Toren. Tudo foi muito bem planejado e friamente calculado, desde os detalhes com a ambientação até as jogadas de câmera que, apesar de fixa, te da a liberdade de movimenta-la um pouco para apreciação da paisagem. Em outras palavras, o trabalho gráfico e de arte tornou Toren um jogo unico e original, impossível de sentir aquele dejavu de “já joguei algo parecido”, mesmo com a afirmação de que ele é inspirado em ICO e Shadow of Colossus.

Para saber do que estou falando, só jogando mesmo. =)


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Toren é uma produção brasileira digna de comparação com muitos outros grandes jogos de produção independentes e um grande passo para o desenvolvimento de games no nosso país, mostrando que existe SIM muitas pessoas com talento aqui dentro e que com o investimento certo podemos obter bons resultados nesta área, só o que falta é o amadurecimento dessa nossa politica sem vergonha e parada no tempo!

Aos leitores que buscam aqui o conselho se devem ou não comprar Toren para jogar em seu PC ou PS4, deixo aqui minha sincera opinião de que, apesar de suas falhas, Toren superou minhas expectativas como um jogo de muito boa qualidade e que com certeza vale o investimento se você busca algo diferenciado e com uma boa história/enredo, principalmente se pretende apoiar nossa indústria nacional de games.



Nenhum comentário:

Postar um comentário